Blog do Conselho

FLUXO CAMBIAL SEMANAL (05 a 09/12/2022)

O destaque da semana passada ficou para as tramitações políticas ocasionando uma forte volatilidade para o dólar e consequentemente a forte queda do índice Ibovespa que ficou de fora do ânimo dos investidores por mercados emergentes ligados a commodities devido a flexibilização das políticas de Covid 0 e reabertura da economia.

Apesar de termos uma entrada significativa de capital estrangeiro na bolsa de valores não foi o suficiente para a forte queda semanal em meio a votação da PEC de transição no Senado, e Fernando Haddad confirmado como oficial futuro ministro da pasta.

Segundo a B3, entre os dias 05 e 09/12, tivemos uma entrada de 1,95 bilhões de reais na bolsa de valores. Essa entrada de capital estrangeiro, em meio às incertezas político econômicas, não foi o suficiente para a forte queda do índice que fechou em queda de 3,94% na semana. Ainda que a entrada de capital na bolsa de valores tenha sido satisfatória, o saldo de dólares no país foi negativo levando uma valorização de 0,35% do dólar frente ao real até a última sexta feira (09/12) cotado a R$ 5,24.

No acumulado do mês de dezembro tivemos uma entrada de fluxo estrangeiro de 4 bilhões de reais para a bolsa local, frente a 2,74 bilhões na semana anterior. No ano o acumulado até dia 09/12 tivemos uma entrada de 91,09 bilhões de reais atingindo a máxima do ano.

Em meio a forte volatilidade tanto do dólar como da bolsa local o dólar ganhou 0,35 frente ao real, enquanto a bolsa fechou em queda de quase 4% na semana atingindo os 107590 pontos, patamar mais baixo do Ibov desde agosto deste ano.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts

JUROS FINALMENTE VÃO CAIR?

Com base na reunião do Banco Central realizada última terça-feira (27), a expectativa de queda de juros para agosto aumentou.

ARCABOUÇO APROVADO NA CÂMARA

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, enfim, a nova regra fiscal (PLP 93/2023). Os destaques foram votados na quinta-feira,

FIM DO PPI DA PETROBRAS

No início desta semana, a Petrobras anunciou mudanças na sua política de preços, acabando com o PPI (política de paridade